Além da divulgação dos números de queixas recebidas no órgão, também foram feitos o levantamento das viagens para fiscalizações em municípios interioranos, como, ainda, a realização de mais uma edição do Feirão de Renegociação de Dívidas.
Além da divulgação dos números de queixas recebidas no órgão, também foram feitos o levantamento das viagens para fiscalizações em municípios interioranos, como, ainda, a realização de mais uma edição do Feirão de Renegociação de Dívidas.
Por Luciano Cardeal - Ascom/Procon-AL
O mês de março foi um mês bastante movimentado no Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor, perante o somatório de reclamações tanto nos Procons do interior quanto na sede, localizada na capital.
Foram autuados só no mês de setembro cerca de 54 estabelecimentos espalhados por diversas regiões, por condutas irregulares nesses locais. Entre os principais motivos das punições estão a cobrança indevida, má prestação de serviço, produtos impróprios, vantagem excessiva e propaganda enganosa.
Embora alguns municípios alagoanos contem com sede própria que abrange cidades adjacentes, para reforçar as fiscalizações, como de praxe, nesse mês de março os fiscais fizeram visitas de rotina nos municípios de Colônia Leopoldina, União dos Palmares, Joaquim Gomes, Flexeiras, Novo Lino, Major Isidoro, Santana do Mundaú e Maceió; além de reclamação advindas de fora do Estado, como das cidades de Curitiba e de São Paulo.
Entre as atividades realizadas durante esse período, ao todo foram contabilizadas cerca de 54 fiscalizações entre os municípios mencionados; dentre as principais verificações foram feitas 5 constatações, 17 visitas, 21 notificações, 2 inflações, e também tivemos 9 denúncias resolvidas.
Nessas 08 cidades foram vistoriados algumas agências bancárias, financiadoras, lojas de departamento e restaurantes, especialmente supermercados da região.
O levantamento feito pela equipe de fiscalização do Instituto revelou que o principal motivo das autuações no último mês, foi a má prestação de serviço por parte dos estabelecimentos. O relatório constatou que houve um número significativo de autos de infrações em relação aos meses anteriores, caracterizados por este motivo. Isso intensificou a abordagem dos fiscais nas orientações dadas aos empresários, devido às reclamações apresentadas pelos consumidores.
Feirão de Renegociação de Dívidas 2022
Outro momento significativo observado pelo Procon/AL foi o Feirão de Renegociação, realizado em parceria com a BRK, Casal, Equatorial e SPC/Serasa, onde atenderam cerca de 800 consumidores durante a ação de renegociação de dívidas. Na ocasião, as empresas ofereceram descontos especiais e parcelamento das dívidas para os consumidores inadimplentes.
O número de consumidores que buscou auxílio jurídico superou as expectativas do feirão. Para atender melhor a população, o evento se estendeu para o dia seguinte. Durante a ação foram distribuídas 800 fichas, 69 acordos pela BRK, 40 pela CASAL e 256 Equatorial, foram celebrados, totalizando 365 acordos firmados.
“Nossa função não é apenas o de autuar e punir as empresas, mas também estamos aqui para ouvir os relatos das partes e tentar resolver de maneira amigável. Apurar se as informações das denúncias são verídicas e consistentes, com isso, trabalhar para que haja ainda mais uma boa relação entre fornecedor e consumidor”, pontua o gerente de fiscalização Clebson Araújo.
Vale também lembrar que o Procon-AL dispõe de canais para atender a população alagoana, receber reclamações e realizar denúncias. Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato através de ligações ao 151, mensagens ao WhatsApp (82) 98876-8297 e de forma presencial, mediante agendamento, através do site agendamento.seplag.al.gov.br.