A ação conjunta tem como objetivo minimizar os danos causados à população pela má prestação de serviços oriundos das companhias
Por Valdise Alves - Ascom Procon/AL
O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON/AL) e a Comissão Especial de Fiscalização e Acompanhamento das Concessionárias de Serviços Públicos, da Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional de Alagoas (OAB), se reuniram, para firmar um termo de cooperação técnica de modo a atuarem em conjunto na defesa e garantia dos direitos dos consumidores alagoanos.
A assembleia contou com a presença do diretor-presidente do órgão, Daniel Sampaio, do secretário de governança e transparência, Dr. Guilherme Barbosa, da gerente de decisão, Dra. Gabriela Sampaio, do Coordenador da fiscalização, João Lessa e os da membros da OAB, Dr. Danilo Alves e Dra. Marília Carnaúba.
Na ocasião foi firmada mais uma parceria entre as entidades, com o intuito de supervisionar as concessionárias públicas do estado, assegurando os direitos do consumidor. A ação visa minimizar os danos causados à população pela má prestação de serviços. Dando uma atenção especial aos transtornos causados pelas concessionárias públicas de abastecimento de água e energia elétrica, alvo crescente de queixas pela má prestação de serviços nas regiões assistidas por essas empresas. Uma segunda reunião foi agendada para alinhar a operação conjunta entre os órgãos.
Para o diretor-presidente, Daniel Sampaio, ações conjuntas como esta só agregam valor na luta por um mercado de consumo mais justo e equilibrado. "É de suma importância essa parceria entre os órgãos. Estamos sempre atentos aos detalhes das demandas oriundas dos consumidores que diariamente nos procuram. Estamos muito satisfeitos em firmar mais uma grande parceria com a OAB/AL, pois os mais favorecidos serão os consumidores” exclamou Daniel Sampaio.
De acordo com a responsável pela Comissão, Dra. Marília Carnaúba, a criação do comitê tem como principal intuito identificar o problema das concessionárias de serviços públicos, e buscar a resolução do imbróglio de forma rápida e eficaz. “O cruzamento de dados será essencial para a viabilidade e direcionamento das ações da Comissão, por isso, a parceria com o Procon é de grande relevância. Mas, além do referido órgão, pretendemos utilizar nossas ferramentas digitais (site e aplicativo) para poder receber as demandas dos destinatários dos serviços” disse Marília Carnaúba.
Vale lembrar que o Procon-AL dispõe de canais para atender a população alagoana, receber reclamações e realizar denúncias. Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato através de ligações ao 151, mensagens ao WhatsApp (82) 98876-8297 e de forma presencial, mediante agendamento, através do site agendamento.seplag.al.gov.br.